Vista e cor… um problema?

2007-06-20

No fim de semana decidi tentar calibrar, dentro do possível, o monitor do portátil que tenho, e que está com Vista. Escrevi “tentar” porque 1) o monitor é quase incalibrável (LCD e muda facilmente o contraste consoante o ponto de vista, infelizmente e 2) não encontrei os controlos de calibração do Adobe Gamma, que estava habituado a usar no desktop e 3) não tenho nenhum equipamento de calibração. Na verdade o único controlo que encontrei foi o da placa gráfica, no painel de controlo da NVidia.

De qualquer forma, tentei procurar informação sobre a calibração de cor no Vista, a ver onde encontraria o Gamma no meio daquilo e encontrei um artigo/post no Digital Outback Photo. Trata-se de um artigo publicado inicialmente no Cromix Newsletter #26 (escrito por Steve Upton) em que o autor apresenta informação sobre o tratamento de cor nos sistemas MS Windows (passado e presente). O artigo merece uma leitura atenta, especialmente se estiveres atento a questões de cor e calibração da cor no teu workflow de imagens.

Resumidamente, a Microsoft apresenta no novo S.O. um novo sistema de gestão de cor (CMS) – Windows Color System (WCS). O WCS vem substituir o CMS anterior – Image Color Management (ICM) e que era baseado em perfis ICC. O WCS tem sido desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Canon. O WCS não é compatível com ICC (são estruturas de informação diferentes) mas é possível a conversão da informação. No Vista, ainda é possível usar perfis ICC desde que todos os perfis em uso são ICC. Caso contrario, WCS é usado e os ICCs são convertidos para a estrutura WCS. Mais, os perfis WCS podem ser embutidos nas estruturas do ICC. (Confusão, né?… Eu sei…) As conversões no WCS são calculadas “on the fly”, sendo rápido e eficiente. Os perfis WCS também armazenam informação do ponto negro.

No entanto, apesar das vantagens que o WCS apresentaa (e estão listadas no artigo), há problemas associados… que aparentam ser mais do Vista do que própriamente do WCS. O primeiro que salta á vista no artigo é a dificuldade em carregar as curvas de calibração dos monitores. É um problema de conflitos de carregamento das Tabelas de consulta (lookup tables – LUT). O Windows sempre dependeu de aplicações externas para carregar esses dados (nos MAC é carregado no arranque desde o OS 8). Como tal, duas aplicações podem ter LUTs diferentes carregadas.

O segundo problema que chama a atenção é o “bug” da autorização. Se já usas ou usaste o Vista, é natural que tenhas ficado farto do contínuo pedido de autorização para efectuar uma tarefa administrativa. E quando isso acontece, o ecrã escurece. Pois é, esse escurecimento é algo que altera os perfis de cor carregados! Ou seja entras no Vista, carregas a calibração do monitor com uma aplicação externa, e 5 minutos depois num pedido de acção administrativa, a calibração é alterada na gráfica (para o escurecimento) e nunca é reposto… é facil perder confiança na calibração que tens, com o Vista. Felizmente é possivel eliminar a alteração desligando o UAC e o escurecimento do ecrã (ver: disable user account control uac the easy way on windows vista & make user account control uac stop blacking out the screen in windows vista )

Naturalmente o WCS parece interessante e um avanço no tratamento de cor no Windows. Mas os problemas que o Vista apresenta são problemáticos e até “corrigidos”, poderá ser problemático usar o WCS eficientemente, especialmente a um nível profissional onde é necessário garantir precisão na côr. Mas convém ler o artigo completamente para ter a correcta percepção da questão da gestão da cor no Vista.

Agora já só falta calibrar o monitor….