Redução de ruído de um servidor 1U – part 2 (Fonte de alimentação)
O primeiro elemento de ruído que vou atacar é a proveniente da fonte de alimentação. A fonte é de 250W, com forma própria para caixas 1U. 250W pode parecer pouco para os standards comuns de hoje, mas considerando os poucos elementos envolvidos, não é problemático. O maior consumidor de energia é sem dúvida o processador que nos Pentium 4 rondam uns incríveis 110W. Fora disso, há o cooler (blower no caso deste server) e os dois discos. O server não tem nenhum leitor óptico, nem placas PCI, nem uma placa gráfica dedicada.
O ruído da fonte é bastante elevado, incrivelmente. Provem das duas ventoinhas de 40mm que estão no chassis da fonte – um para entrada de ar e um para saída. ventoinhas pequenas significam mais rotações para obter o mesmo fluxo de ar. Mais rotações significam ruído elevado. Não tenho como medir, mas imagino que o ruído da fonte ronde os 30-40db, o que é bastante incómodo.
Soluções?
fonte silenciosa
Existem séries de fontes para 1U que tem em conta o problema do ruído. A Seasonic tem fontes 1U com baixo nível de ruído (25db), mas além da dificuldade em encontrar na Europa, o preço não é muito convidativo – rondam os 100 dolares. Outras fontes um 1U, mais ruidosas, rondam os 80 euros (mais portes). A substituição da fonte é uma possibilidade, mas não é a primeira escolha, de facto.
Substituição das ventoinhas de 40mm
A fonte tem 2 ventoinhas nos extremos, que provocam o fluxo de ar no interior da fonte que é bastante preenchido. Felizmente, os fios das ventoinhas são ligados com conectores em vez de estarem soldados ao circuito impresso, o que facilitara a tentativa de substituição. Penso que será uma solução válida, desde que haja redução do ruído das ventoinhas, sem afectar gravemente a temperatura na fonte, e portanto, do interior da caixa. Ventoinhas de 40mm são baratas, portanto não deve ser problemático. Resta testar. Mas antes disso, a terceira possibilidade:
Substituir por uma fonte “normal”
Este ponto tem uma vantagem clara: Fontes de PC normais são baratas e silenciosas. Têm espaço para arrefecer, ventoinhas maiores e menos ruidosas, e o mesmo tipo de conexão. O problema é que não cabem na caixa 1U – tem de ficar do lado de fora. Para fixar no bastidor, a fonte terá de ficar “pendurado” com o auxilio de outro elemento, o que n será bom ou até possível para fixar e remover do bastidor, ou terá de ficar pousado sobre a caixa e com um intervalo que permita encaixar no bastidor. Eu testei esta solução, sem qualquer problema, com uma fonte de 300W. Removida a fonte antiga, bastou passar os cabos para dentro da caixa pelo buraco da interface, ligar os conectores à board e aos discos, et voilá, fonte silenciosa ligada à caixa. No meu caso, a fonte até é de 20 pinos, em vez dos 24 pinos, mas é possível ligar na mesma. Simplesmente é necessário ligar o conector de 4 pins extra, também à board, na tomada própria.
Para melhorar, há uma solução que penso que é viável, barato, mas que exigirá um pequeno esforço. A ideia é estender os cabos de 20/24 pinos da fonte. O ideal é mesmo que na caixa seja fixa uma interface para ligar o conector de 2o/24 pinos, fichas dos discos, e o de 4 pins (caso necessário).esta tomada de interface ligará desde a interface aos dispositivos internos; depois a fonte pode ser conectado à interface, sem ter que estar fisicamente dependente da caixa do servidor – poderei por a fonte na base do bastidor, pendura-lo num suporte do bastidor, etc. Acho uma ideia interessante e viável.
Já agora, e para que seja minimamente perceptível a diferença de nível de som das fontes, veja o vídeo – o primeiro é o de 1U, e o segundo de um PC normal; ambos forma gravados com musica de fundo ao mesmo nível sonoro.
Resta agora o processo de cooling do processador!