Recuperação de arranque em Windows Server 2008
Pois. Este é um post que representa o meu dia de ano novo. A passagem foi excelente. O tarde após a passagem foi bastante assustador. Aproveitei a “paragem” para fazer uma limpeza ao meu servidor e introduzir uns discos novos. E assim se fez o caos! Passo a explicar…
O meu servidor é relativamente simples e construído às necessidades. É um setup simples com dois discos de ITB em RAID 1 para sistema e repositórios de ficheiros importantes, e mais 3 discos de 640GB para “tralha”. Decidi fazer um upgrade, e acrescentar algum espaço – Ia juntar um disco de 640GB que estava na prateleira parada com uma das existentes num RAID 1 dedicado a backups, e acrescentar um disco de 1TB para mais tralha. Assim, ficaria com um total de 7 discos, representando cerca de 3TB de espaço, estando metade montado em RAID1. Uma unidade separada e dedicada a backups parece-me uma boa aposta, e quero implementar uma forma mais automatizada de os fazer, quer do servidor, da minha máquina e a dos meus colaboradores.
Portanto abri e limpei algum (pouco, felizmente) pó do servidor, e reorganizei a barra de discos que agora ficou completamente cheia. Introduzi o disco antigo que esteve parado (e que ainda tinha uma instalação de OS anterior do servidor, como backup), arranquei a máquina, criei um novo RAID e… O servidor entrou no OS antigo em vez da instalação actual. Arrancou pelo segundo disco em vez do primeiro. E assim o caos começou.
Obviamente não era isso que eu queria. Queria o arranque pelo mesmo OS que deveria estar intacto no DISCO 0. Infelizmente esta troca alterou o esquema de letras de unidades e o sector de arranque do disco principal., Não compreendi porque, infelizmente, mas tornou-se impossível arrancar pela partição de sistema do disco original, mesmo sendo a única unidade fisicamente ligada. Algo… assustador!
Para corrigir tive que arranjar algum método de corrigir, que não envolvê-se reinstalar. Felizmente encontrei alguns comandos que se podem executar para reconstruir o o sector e informação de arranque que passo a explicar. Há “ordem”, de certa forma, nos passos a executar q passo a descrever. Este foi o meu caso e raciocínio, mas obviamente pode mudar caso a caso.
O primeiro passo é introduzir e arrancar o servidor com o disco de instalação do Windows Server 2008. Ele tem ferramentas de recuperação, que podem ser executadas a partir da linha de comandos. Depois de arrancar, deve escolher a opção de reparação. Surge uma janela de escolha de unidade de sistema a recuperar. Infelizmente no meu caso, pelo menos inicialmente, não reconhecia nenhuma partição com uma instalação de sistema. De qualquer forma, escolhendo “NEXT” permite chegar às opções seguintes e nas opções de ferramentas, escolhi a linha de comandos para abrir uma consola. Foi interessante verificar que, mesmo n conseguindo arrancar pelo OS, na consola, o windows ainda reconhecia a estrutura de partições e unidades presente no disco. Escolhendo a unidade C do sistema (>c:) executei o seguinte comando:
bootrec.exe /fixmbr
O comando repara o Master boot record. Em muitas situações este comando ou a combinação com o seguinte:
bootrec.exe /fixboot
Deveria ser suficiente para reparar o arranque. Infelizmente no meu caso não o foi, pois o /fixboot respondeu com a mensagem de erro “Element Not Found”. Este erro significa, essencialmente, que a partição de sistema não está “activa”, e portanto deve ser activado, para o recuperador o encontrar. para tal, uso o DISKPART:
`
diskpart DISKPART>list disk … DISKPART>select disk 0 … DISKPART>list partition … DISKPART>select partition 1 … DISKPART>active DISKPART exit `
Esta sequência demonstra alguns comandos do diskpart. os “list” listam os discos ou partições disponíveis no disco seleccionado. O “select” permite seleccionar e disco e partição desejada. “Active” activa a selecção. Depois de executar estes comandos, e com a partição activa, o bootrec.exe /fixboot executa correctamente e pode ser executado ainda o comando
bootrec.exe /rebuildbcd
Se tudo correr bem, deverá ser suficiente. Infelizmente, no meu caso, não o foi. Isto porque, no arranque, sugiu nova mensagem de erro, mas desta vez a indicar que o BOOTMGR estava em falta : “BOOTMGR IS MISSING”. Mais uma volta… desta vez foi suficiente executar o reparador de arranque no CD de instalação. Infelizmente, e ao contrario do Vista, esta opção não aparece na lista de ferramentas. Para aceder é necessário entrar na consola de comandos e executar:
X:\sources\recovery\StartRep.exe
Este foi o toque final necessário para ficar tudo OK. Pude finalmente concluir e ligar os restantes discos sem problemas dentro do servidor.
Refs:
http://www.lancelhoff.com/how-to-fix-vista-mbr-repair-broken-vista/
http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleid=2264&page=8
http://www.networksteve.com/forum/topic.php/VPN_created_using_modem_-_unable_to_modify/?TopicId=9937&Posts=2