O Cais do Bico em PhotoSynth
Ok, tive que o experimentar naturalmente. Depois de ver o que era possível e de ter lido o guia para melhor resultados e o vídeo, saí após o almoço para disparar algumas imagens.
A máquina compacta é a melhor opção para esta tarefa, na minha opinião, dada a quantidade de imagens que devem ser produzidas (menos desgaste). Infelizmente, nesta primeira tentativa, estive limitado a um cartão de 128MB e uma Canon G5, o que me permitiu produzir 92 fotografias de 5 MP.
Iniciei com uma panorâmica de 360º a partir da ponta do paredão sul, captei alguns planos mais apertados sobre os barcos pelo paredão, e segui até ao primeiro dos pontos de atracagem.
A capacidade de processamento do PhotoSynth é fabuloso. Apesar da reduzida percentagem de sintetização considerada (a cena é bastante complexa, em especial devido a ondulação/agua, diria), o PhotoSynth construiu correctamente a cena. no entanto não a deixou completa num só bloco 3D – acabou por dividir o espaço em alguns blocos 3D (é possível saltar entre os blocos a partir dos controlos na tela do visualizador). Além do mais, não tive o cuidado de gerar as imagens com os horizontes correctos nem controlo de exposição. Mesmo assim a combinação de imagens está muito bem conseguido.
É sem duvidas uma alternativa interessante à clássica panorâmica ou panorâmica esférica, mas sem as substituir. A experimentar!
PhotoSynth do Cais do Bico:
http://photosynth.net/view.aspx?cid=7AD3B30B-D989-4709-A3D3-2EFF901B196F