Free! Why $0.00 Is the Future of Business
“Free! Why $0.00 Is the Future of Business” é um artigo de 5 páginas no Wired sobre a qual conversei com o meu colega Victor Martins ontem à noite. O conceito é real e interessante – a nível tecnológico, a tendencia é seguir para o modelo “free”. Já acontece – O Yahoo oferece armazenamento infinito no email, por nada; hosting é cada vez mais barato; o próprio hardware segue para um custo de quase zero.
Então, como é gerado lucro, se o produto é gratuito? Como pode um Linux gerar tanto dinheiro sendo oferecido gratuitamente, ou como pode o Google sobreviver oferecendo os seus serviços gratuitamente? A resposta está, não apenas no produto em si, mas em toda a ecónomia gerado em torno dele – os serviços extra, os serviços profissionais, os componentes pagos que acabam por ser uteis apenas a laguns, mas alguns que estão dispostos a pagar por eles.
E não é apenas com os elementos técnológicos – as viagens Low-Cost seguem muito esse modelo, em que a viagem é ao custo dela mas os extras são o ponto de lucro; Lojas podem ter promoções constantes nuns produtos para atrair clientes a comprar outros que são efectivamente lucrativos.
O artigo da Wired efectua uma análise interessante ao conceito e explora algumas das potencialidades. A ler, para este fim de semana.