Desatenção, desleixo…

2007-06-19

O que não mencionei no post de ontem foi o quão mau saí fotograficamente,no domingo. Para já, saquei muito poucas fotos. Estava mais interessado em andar e ver andar que andar com a máquina na mão. É uma “mudança” que ás vezes apetece. E quando se está com a máquina, nestas condições, o desleixo aumenta, e os detalhes escapam.

Esta foto e a do post de ontem é exemplo… Dois bons toques, duas fotos relativamente fraquinhas. E porquê? Total desatenção aos detalhes.

Basicamente para as duas fotos, usei um esquema de duas luzes (em cross-lighting). Mas se olhares bem para as imagens, só há luz de uma fonte. Que aconteceu, perguntas? Desleixo e desatenção! Geralmente tenho os dois flashes (Metz 54Mz-4) na mochila, uma com sapata para a máquina e outra com a célula fotossensível montada (SCA 3083). Visto que tinha os dois flashes afastados, montei a ligação por rádio – transmissor na máquina, e receptores nos flashes. E se tiveres mais atento que eu a ler isto, já terás percebido o problema – receptor montado na sapata da célula….

A base da célula é visualmente idêntica às sapatas “normais” do flash e não tem qualquer contactos externos. Ao ligar a receptor ao flash nada acontece. Carrego no botão do teste do transmissor e o flash não dispara. Ver settings, botões de power, etc.. teste… nada. Aliás de vez em quando até disparava, aleatoriamente, porque o segundo flash também estava ligado e por vezes a célula disparava e por simpatia, em vez de ser por estar ligado ao receptor. Esquisito não é? Acredita que sim! Só detectei o erro quando olhei para a frente do flash e vi a janela da célula… e aí já era “tarde demais”.

De qualquer forma, a desatenção do estado do equipamento (o acessório ligado a ele) comprometeu completamente a imagem ao nível da luz. Queria duas luzes, fiquei só com uma. A escolha da lente / composição também não foi a mais famosa. Tele na vertical neste corrimão funciona bem, ou a fisheye numa posição mais paralela ao obstáculo. Fica para a próxima.

E fica atento ao que fazes!