Concatenação de resultados em PostgreSQL
Hoje enquanto tentava solucionar uma funcionalidade de uma aplicação que estou a desenvolver, surgiu a necessidade de encontrar forma de concatenar, em string, os valores retornados por várias linhas de uma pesquisa. A ideia era poder juntar num só campo, um vector léxico (tsvector do PostgreSQL) os campos texto de várias tabelas referentes à mesma entidade, para permitir uma pesquisa por texto livre centralizada.
Por exemplo supomos uma tabela simples “pessoa” com campos id_pessoa, nome e localidade (os últimos dois são varchars). Supomos também uma segunda tabela “notas”, com campos id_nota, id_pessoa, e texto, onde id_pessoa é chave externa e texto é do tipo text. Assumimos ainda que o campo notas pode ter mais que um registo por pessoa, como também pode não existir nota. A minha intenção é que consiga concatenar os vários campos de texto e vectorizar esse texto, para pesquisar nele usando o TSearch2 do PostgreSQL.
O PostgreSQL tem algumas funções úteis para isto, nomeadamente to_tsvector, COALESCE, array_to_string, array e o operador de concatenação ||.
Analisando primeiro pessoa, para concatenar o texto, teria qualquer coisa do género:
o operador || efectua a concatenação do texto das colunas (que são dum tipo que represente texto). A operação anterior é efectuada para cada linha da tabela. Para vectorizar, aplico o to_tsvector:
O to_tsvector vectoriza a string léxicamente, mas exige que a entrada seja um campo (texto) apenas, daí indicar um WHERE clause que garante um campo apenas. O segundo par de parenteses também é necessário, em torno da subquery. Teria que executar a query num ciclo qualquer para poder manipular várias linhas, individualmente.
Imagina que no campo nome tinha “Miguel da Silva Alho” e em localidade tinha “actualmente em Murtosa, Portugal”, o vector resultante seria:
com a eliminação das palavras de paragem e a redução às raizes das palavras exemplificado por “actual”, “silv” e “murtos”.
Para efectuar o mesmo para as notas, a operação é semelhante, mas necessito de ter o cuidado e evitar um retorno nulo. Para tal aproveito a função COALESCE presente na maioria dos sistemas de base de dados. O COALESCE permite analisar diversos valores, retornando o primeiro não nulo.
Se tivese a certeza que apenas tinha uma linha por pessoa, seria:
Com COALESCE, se o SELECT retornar um valor válido, é efectivamente esse que é vectorizado. Se no entanto o resultado do SELECT for nulo, é testado a nulidade do valor seguinte, neste caso uma string vazia (mas não nula). Como é não nulo, este é vectorizado (como se fosse to_tsvector(”) ). O truque surge no entanto, se quero juntar o texto das diversas notas de uma pessoa. Nesse caso necessito de recorrer ao array_to_string() e fico com :
Em array, a lista de resultados é convertido para um array, e com o array_to_string, cada item do array é concatenado, separado apenas pro um espaço (como definido no segundo parâmetro da função). Novamente , tenho um COALESCE para prevenir um valor null do conjunto.
Tendo agora os dois vectores, posso concatena-los:
Repara que tenho a concatenação dos vectores através de ||. se o segundo fosse nullo, o resultado seria tb nullo, independentemente do resultado do primeiro vector. Daí a importância do COALESCE.
E aí está.