Arrancar servidores sem teclado
A maioria das boards, no arranque, exigem por defeito que haja um teclado ligado á porta PS2 ou USB. Mas há situações, especialmente em servidores montados num rack, onde não faz sentido haver teclado ligado fisicamente e permanentemente. A gestão é geralmente feito remotamente.
Ao arrancar um PC ou servidor sem o teclado, aparece a habitual mensagem (com uma certa ironia na mesma) do “No keyboard detected – press F1 to continue”. Na verdade, a verificação da existência do teclado é um dos passos executados no arranque e que levanta um erro, tal como as falhas de discos entre outras. no entanto na configuração da BIOS, há geralmente uma ou outra mensagem que permite contornar a paragem.
Nalguns, a opção está na opção “Halt on”, que indica sobre que erros deve parar o arranque. Opções por defeito são All (para sobre qualquer erro), mas há também o “none”, “all but keyboard”, “all but disk”, “all but disk/keyboard”. Estas são as que encontrei numa board (ASUS A7V8X para AMD).
Mas a opção “Halt on” não é única. Há semelhantes. Para um Asus P5Q-E, a opção refere “Press F1 on Errors”, que deve ser desabilitado. Certamente com boards e versões de BIOS diferentes, os nomes mudarão mas a intenção é a mesma – saltar por cima do erro.