A Par d’Ilhós

2008-01-14

Finalizei hoje um trabalho gráfico, o que referi num posts recente. Tratou-se da composição gráfica do mais recente trabalho do grupo de musica tradicional portuguesa os “A Par d’ilhós”. O grupo celebra este ano o seu 25º aniversário, e inicia o com este trabalho intitulado “ensemble ao vivo”.

Parta quem não conhece, A Par d’Ilhós é um grupo local (tem membros de Murtosa, Estarreja, Pardilhó, Avanca…) que recupera e divulga temas da cultura e musica popular portuguesa. Além de funcionar em coro, com instrumentos típicos, no seu formato ensemble o grupo efectua a fusão da musica popular com o som dos instrumentos clássicos (piano, violino e violoncelo). É, efectivamente, uma combinação muito interessante e agradável e os concertos são sempre muito animados.

O projecto segue agora para duplicação e deverá estar disponível proximamente. (eu aviso, certamente).

Acredito que a composição gráfica esteja muito interessante. Diria até que é dos melhores trabalhos gráficos e fotográficos que consegui fazer até hoje. Já mostrei a alguns amigos que concordam. A fotografia assenta em duas pequenos conjuntos de imagens, uma inspirada pela série “french people” de Yann Arthus-Bertrand e um segundo conjunto inspirado pela série “solidão” de Paulo Carrasco.

A imagem que acompanha o post é uma das imagens criadas para o CD, mas que não foi utilizado. As restantes terão de esperar para ver. Espero brevemente ter o vídeo do “making of” da sessão de estúdio, já que o Miguel Santos estava presente. Além de querer agradecer à ajuda dele e do Paulo Santos, ainda relembro que o novo vídeoclip de Terrakota, para a qual contribuiu para a pós produção, já está disponível, em exclusivo, no site da MTV. Vão lá ver!